Falar é um processo que exige o outro, ter interesse no outro, interagir. Podemos aprender a teoria de como funciona o inglês no papel, mas depois não conseguimos falar.
Nas nossas aulas, os alunos rapidamente se apercebem que, se não estiverem sempre só interessados no que têm a dizer, podem aprender tanto com os outros dois ou três colegas. Os erros, pontos fortes e novo vocabulário. E porque não opiniões diferentes? Nas aulas aprendemos como concordar, discordar, mostrar frustração ou interesse em inglês. O ensino do inglês hoje em dia é cada vez mais um treino de competências de comunicação real e humana.
Em termos práticos, acontece quase sempre que os alunos conseguem facilmente aprender a falar de “I, me, myself” mas quando têm de falar dos outros, fazer perguntas ou envolver outras pessoas em conversas reais, dificilmente fazem transições rápidas para “he, she, they, we” ou sabem formular perguntas correctamente em inglês, por exemplo. Isto só se faz com muito treino nas aulas para uma conversação o mais perto da realidade possível.
Um dos pontos mais fortes dos cursos English for Life é que, apesar de os alunos estarem em grupo, são grupos de 4 pessoas, com apoio personalizado. Mais capacidade de conversação, mais precisam de espaço para dialogar e trocar ideias. Os alunos costumam referir que é como se tivessem uma hora deliciosa só para falarem de tudo o que gostam. Em inglês.
Obviamente que cada pessoa escolhe o método de que gosta mais. Mas nestes cursos a proposta é realmente conseguir falar. Por isso não queremos pôr as pessoas numa situação de conforto sozinhas connosco. Vai realmente contra tudo o que aprendemos sobre a aprendizagem das línguas humanas.