Aulas English for Life

 

Em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas podes finalmente fazer-te entender e estar à vontade tal e qual como és. Seja qual for o nível de inglês. Chega de perderes oportunidades porque te sentes hesitante ao falar inglês. Quer seja gramática, escrita, leitura, audição ou pronúncia,  o objectivo é fazer sempre a ponte com a comunicação na oralidade.

Deixa-me apresentar-te
os cursos English for Life

O que vais fazer todos os meses

Apresentações Orais

Em meses alternados, vais fazer apresentações orais preparadas ou improvisadas. Seguidas de feedback da tua professora. Vais poder aprender com o vocabulário dos temas dos teus colegas e descobrir os erros que se repetem com todos vocês. O objetivo é treinares-te a encontrar vários recursos internos e externos quando bloqueias na vida real. Ao mesmo tempo que ganhas cada vez mais confiança e expandes o teu inglês.

Gramática

A gramática é o esqueleto de uma língua. Vamos torná-lo sólido. Só que vamos sair da teoria do inglês. Nas aulas de gramática queremos que experiencies a diferença entre entender e saber usá-la em conversação.

Aula de conversação

Nesta semana vais estar em conversa solta com os teus colegas. Cada grupo tem a sua dinâmica porque, idealmente, os temas vêm dos teus interesses pessoais. Pensa em temas sobre os quais não sabes falar em inglês. A tua professora vais dar-te novo vocabulário sobre cada um deles.

Clube de leitura

Nesta semana vais discutir o conteúdo do livro, artigos ou até podcasts escolhidos pelo teu grupo. E vais descobrir como abordar qualquer texto com base no teu nível de inglês. É um momento de pura descoberta e alegria.

1 aula por semana

grupos de 4 pessoas
110 por mês (IVA incluído)
  •  

Perguntas frequentes

Sem a mínima sombra de dúvida. Os cursos English for Life foram criados para todas as pessoas para quem o inglês é um sonho ou uma questão adiada. Têm vários projectos pessoais ou profissionais pendentes por causa da relação que têm com esta língua tão necessária.

A missão dos cursos English for Life é criar um contexto que permite a cada pessoa estar totalmente à-vontade para errar e tentar de novo. Falar inglês só se faz falando e isso exige uma exposição ao outro da qual nem sempre gostamos. 

Nas aulas, além de aprendermos muito inglês adaptado a cada nível, trabalhamos competências para lidar com o erro, vencer o perfeccionismo e baixar a ansiedade tantas vezes associada a aprender inglês.  Contamos contigo para dares o teu melhor e nós daremos sem dúvida também o nosso. Contamos também contigo para nos dizeres o que vais sentindo ao longo deste percurso para melhor dar resposta às tuas necessidades.

Falar é um processo que exige o outro, ter interesse no outro, interagir. Podemos aprender a teoria de como funciona o inglês no papel, mas depois não conseguimos falar. 

Nas nossas aulas, os alunos rapidamente se apercebem que, se não estiverem sempre só interessados no que têm a dizer, podem aprender tanto com os outros dois ou três colegas. Os erros, pontos fortes e novo vocabulário. E porque não opiniões diferentes? Nas aulas aprendemos como concordar, discordar, mostrar frustração ou interesse em inglês. O ensino do inglês hoje em dia é cada vez mais um treino de competências de comunicação real e humana.

Em termos práticos, acontece quase sempre que os alunos conseguem facilmente aprender a falar de “I, me, myself” mas quando têm de falar dos outros, fazer perguntas ou envolver outras pessoas em conversas reais, dificilmente fazem transições rápidas para “he, she, they, we” ou sabem formular perguntas correctamente em inglês, por exemplo. Isto só se faz com muito treino nas aulas para uma conversação o mais perto da realidade possível. 

Um dos pontos mais fortes dos cursos English for Life  é que, apesar de os alunos estarem em grupo, são grupos de 4 pessoas, com apoio personalizado. Mais capacidade de conversação, mais precisam de espaço para dialogar e trocar ideias. Os alunos costumam referir que é como se tivessem uma hora deliciosa só para falarem de tudo o que gostam. Em inglês. 

Obviamente que cada pessoa escolhe o método de que gosta mais. Mas nestes cursos a proposta é realmente conseguir falar. Por isso não queremos pôr as pessoas numa situação de conforto sozinhas connosco. Vai realmente contra tudo o que aprendemos sobre a aprendizagem das línguas humanas.

Hoje em dias vemos muitas promessas milagrosas para aprender inglês numa semana. Se é isto que procuras, os nossos cursos não são para ti. Porque o inglês não é geralmente uma língua que usamos muitas horas por dia, é fácil irmos enferrujando. O nosso trabalho é dar aulas num formato sempre presente, consistente. Quando os alunos se sentem mais independentes naturalmente deixam de fazer aulas ou, em vários casos, escolhem manter uma hora por semana para poderem praticar regularmente. 

O tempo necessário para aprender a falar fluentemente depende de vários factores:

  1. nível de motivação e dedicação;
  2. possibilidades de prática fora das aulas;
  3. vontade de errar e falar muito antes de chegar ao ponto que desejas;

O Conselho da Europa, através do Quadro Europeu de Referência para as Línguas, sugere o seguinte número de horas por nível: 

Horas por nível

Com uma hora por semana, nos cursos English for Life, fazemos cerca de 50 horas por ano. Mais uma hora extra por semana de trabalho em casa. O que significa que em cerca de um ano e meio fica terminado um nível. Mas a realidade é que isto varia muito. Há pessoas que se desafiam dentro e fora das aulas e avançam muito rápido. Vamos sempre ajustando o nível às necessidades. 

O mais importante de tudo é que, nos nossos cursos, os alunos percebem que precisam de pouquíssimo inglês para começar a falar. Podes ler aqui no site ou nas nossas redes sociais os comentários das pessoas que avançaram com muitos projectos pessoais ou profissionais porque não esperaram mais pelo momento ideal para começar a falar à-vontade.

Todas as semanas os alunos têm trabalho de casa, seja para preparar apresentações orais, ler para o clube de leitura, fazer exercicios de gramática, exercícios para expandir vocabulário, para treinar a audição, praticar a pronúncia, etc.

Em relação às avaliações, este é um trabalho contínuo nas aulas. Recebes feedback oral nas tuas apresentações orais  etens mini testes de avaliação para cada ponto novo do plano de gramática do teu nível. Além disso, temos relatórios escritos em Fevereiro e feedback oral em Julho.

Sim e não. Nas aulas trabalhamos todas as competências: falar, ouvir, ler e escrever. Mas o foco de todas elas é levar-nos à comunicação oral. Naturalmente que acabas por saber escrever melhor, usar expressões muito úteis que te permitem ligar as ideias por escrito ou em conversa. 

Não. Os pagamentos são mensais. Vais até onde sentires que precisas. O nosso objectivo é que este seja o curso em que aprendes de uma vez por todas a falar inglês, por isso queremos criar metas a curto, médio e longo prazo contigo até sentires que lá chegaste.

Podes sim. O pagamento é mensal por isso no final de cada mês podes parar. Para as pessoas que precisam de parar um mês, por exemplo, por alguma razão mas que querem voltar no mês seguinte, pagam 45% para guardar o seu lugar. 

Dizem os nossos alunos

Iniciei as aulas com a Ana quando fui confrontada com a necessidade de comunicar de forma oral, em inglês, num contexto profissional. Gostei de tal forma da experiência, da sua metodologia e ritmo, bem como dos resultados obtidos, aliados à flexibilidade do online, que mantive as aulas. No English for Life as aulas são dinâmicas e divertidas. Os temas abordados vão de encontro ao interesse do grupo. Tudo isto resulta no ganhar confiança, adquirir vocabulário e no crescer na comunicação e na aprendizagem da língua inglesa dos participantes. Refiro ainda o acompanhamento incansável da Ana que faz uso de materiais sempre excelentes e enriquecedores. Recomendo.
Filomena Carreiro
O English for Life foi uma das minhas melhores decisões. Adoro as aulas e tanto a prof. Ana como a prof. Lia são excelentes profissionais e dedicadas. Em poucos meses de aulas, sinto-me muito mais confiante no inglês e com muita vontade de continuar a evoluir. As aulas são muito estimulantes, com boa dinâmica de grupo, e com temas enriquecedores que também contribuem para o nosso desenvolvimento pessoal. Já para não falar, da partilha contínua de exercícios e material de leitura que aguça a nossa curiosidade e cria associações para melhor aprender e memorizar. Thank you Ana and Lia, thank you English for Life. I'm very grateful to meet you and learn with you.
Sofia Costa
Encontrei a Ana pelas redes sociais e imediatamente iniciei o processo de desbloqueio e aprendizagem 🙏 Acredito no ensino pelas experiências positivas e emoções, e a Ana tem uma forma incrível de ensinar, transmitindo sempre o lado positivo e encorajador para todos que têm medos e receios. Estou há mais de 18 meses neste processo, sei que ainda preciso de muitas horas para dominar o inglês como desejo, mas identifico uma progresso enorme na versão 2019 e agora na versão 2021 🤣😂 A Ana é uma excelente profissional mas acima de tudo um ser humano gigante
Rita L. Carvalho