Image Alt

Sobre Mim

Ana Calha

Porque conheço desde bem pequenina a dificuldade que sempre tive em ter uma verdadeira conversa com alguém e em expressar-me tal como sou, cedo conhecei a estudar e a observar a arte do diálogo. Ou a total ausência dele.

Aos 19 anos, mudei-me de Lisboa para o Reino Unido, onde estudei Comunicação e trabalhei como jornalista musical durante sete anos. Mais tarde, depois de estar a dar aulas de inglês em Portugal há alguns anos, decidi fazer um mestrado nos EUA em Second and Foreign Language Education, onde me foi atribuído o Prémio do Fundador da Universidade (Founder’s Award) pela excelência académica e pelo contributo para a comunidade académica.

​Sou professora de Inglês há 18 anos, tendo dado cursos a alunos dos 3 aos 80 anos de idade. Além do mestrado, fiz também o CELTA e o IH CTYL (este último para aulas com crianças e adolescentes).  Depois de dar aulas em várias escolas de Lisboa, em 2014 criei os meus próprios cursos, de onde surgiu o projecto English for Life. O objectivo era então, e assim se mantém ainda hoje, apoiar todas as pessoas que sentem dificuldade em falar em inglês. Apoiar com todas as competências humanas necessárias para se sintam à vontade em experimentar, errar e realmente comunicar seja com quem for nesta nova língua. Mais recentemente, conclui o curso Teaching English Online do Cambridge Assessment English.

Sou formadora de Educação Intercultural há 10 anos, trabalho que, até à criação dos meus cursos de inglês, desenvolvi junto do Alto Comissariado para as Migrações. Trabalhei também como Formadora de Professores nas áreas do Diálogo, Cooperação e Diversidade. Mais recentemente, desenvolvi o meu próprio curso de competências de diálogo em português, recebido com muito interesse por aqueles que nele participaram. Sou certificada como Coach de Diálogo e o meu projecto chama-se Diálogo para a Vida: Vencer na Vida é Ligarmo-nos aos Outros.

Como deve ser fácil de perceber, as minhas duas principais áreas de interesse são o Diálogo transformador e a Palavra Falada. Nada me agrada mais do que estar sentada num café português com amigos numa partilha sincera e sem julgamentos.

Entrevista de 2019 para o Sapo Lifestyle

Entrevista "No Sofá com a Empreendedora Ana Calha"