Como tudo começou...

English For Life!

O English For Life nasceu em outubro de 2014 com um propósito: dar poder às mulheres que adiaram os seus sonhos devido ao medo de falar inglês.

Queremos que cada mulher se sinta livre e autónoma para concretizar os seus projetos pessoais e profissionais, utilizando o inglês como uma ferramenta, e não um obstáculo. E, mais ainda, que ao ultrapassar este bloqueio, abra portas para uma vida muito mais livre.

A nossa fundadora Ana Calha, durante 13 anos de ensino em várias escolas e projetos, identificou um bloqueio comum nos adultos: a oralidade em inglês. A ansiedade de falar inglês em público limitava muitos na sua capacidade de se comunicarem de forma eficaz. 

Por isso, em outubro de 2014, a Ana adotou uma abordagem inovadora que combina a redução da ansiedade com o ensino da língua inglesa através de uma comunicação real e humana, em grupos muito pequenos. Uma abordagem, de facto, para a vida. 

O que começou como um projeto solo da Ana, transformou-se numa equipa de três professoras talentosas e dedicadas. Cada uma traz habilidades e perspetivas únicas que enriquecem os nossos programas e cursos. Mas todas partilham algo em comum: uma profunda empatia e um conhecimento íntimo do processo de aprendizagem de uma segunda língua. 

Juntas, queremos ser o teu apoio na conquista dos teus objetivos. Vamos cometer erros juntas, quantos forem necessários, até que consigas falar inglês com confiança.

Fundadora & Diretora

Olá, sou a Ana Calha!

SOU PROFESSORA DE INGLÊS HÁ VINTE E DOIS ANOS E FORMADORA NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO HÁ MAIS DE ONZE.

No final da adolescência, fui viver para Inglaterra e lá fiquei 7 anos. Fiz uma licenciatura em Estudos da Comunicação e trabalhei como jornalista. Mais tarde, já de regresso a Portugal, decidi ir para os Estados Unidos fazer um mestrado para professores de inglês.

Este projeto que hoje ficas a conhecer, nasceu em Outubro de 2014. É o produto de muitos sotaques, muitos “ingleses” e muita curiosidade para viver e experienciar a vida em países de língua inglesa. Do frio do País de Gales ao sol da Califórnia.

O programa English for Life foi um dos vencedores do prémio Selo Europeu para as Línguas em 2022, por aliar a aprendizagem do inglês ao trabalho da chamada “second language anxiety”. Ao resolvermos a parte emocional de falar inglês, que tanto impacta a aprendizagem, vais poder falar como sempre desejaste.

Neste momento, coordeno a nossa maravilhosa equipa de professoras e vamos acompanhar todos os teus objetivos a curto, médio e longo prazo. Até chegares ao nível que tanto queres. Com trabalho, dedicação, curiosidade, exploração e muito erro.

A tua equipa

Professora
Alexandra Ferreira

Hello, I’m Alex! Nascida e criada em Portugal, comecei a aprender Inglês aos 10 anos e foi amor à primeira vista! A decisão de ensinar surgiu mais tarde, inspirada por vários professores extraordinários que tive a sorte de conhecer. 

Rumei a Coimbra para estudar Inglês e Alemão, passei um ano em Dublin como estudante Erasmus, e no final do curso comecei a dar aulas para não mais parar, já lá vão 20 anos! Adoro Inglês e apaixona-me partilhar com outros o meu amor por esta língua. 

Acredito que o caminho para a aprendizagem é o da empatia e da aceitação da dúvida, porque em aula como na vida, cada erro é uma oportunidade para aprender.

Professora
Ana Mesquita

Hi! Nascida no Porto, inglês para a vida real começou aos 23, quando me mudei para Brighton no Reino Unido. Comecei como muitos emigrantes, a lutar por uma vida melhor com inglês quebrado (o chamado broken English). Após 6 anos, alcancei uma licenciatura em Antropologia e o inglês passou de quebrado para avançado.

Ainda com ânsia de conhecer o mundo, fiz as malas outra vez e percorri vários países na Europa, África e América. Durante as minhas aventuras, fui voluntária em ONGs na Tanzânia, Peru e México e deparei-me com o ensino de inglês e a minha vocação.

Tornei-me professora certificada e há 7 anos que trabalho com todas as idades, dos 3 aos 60 anos. As minhas experiências influenciam bastante a minha metodologia. Comigo, encontrarás um espaço de comunicação, amizade e partilha, sendo inglês a ferramenta e nunca o obstáculo.

Can’t wait to meet you!

Professora
Eduarda Cunha

Hello, I’m Eduarda! Nasci no berço de Portugal, Guimarães mas vivo em Vizela.
Comecei a aprender Inglês desde muito cedo, em casa, com duas irmãs mais velhas e na escola aos 10 anos.
Sempre soube que queria ser professora de Inglês e quando me perguntavam a minha profissão de sonho, a resposta era sempre a mesma.
Com o objetivo dessa concretização, estudei Línguas no Porto, tendo-me especializado em Tradução e Interpretação.
No final do curso comecei a dar aulas a alunos dos 3 aos 80 e até hoje o sonho continua a comandar a minha vida há mais de 15 anos!
Além fronteiras, acompanhei alunos para fazerem cursos de verão em Londres o que me permitiu abrir ainda mais o coração para esta Língua tão bonita.
Acredito que ao partilhar este meu sonho de menina e todas as vivências inerentes ao mesmo permitir-me-á assentar o futuro na compreensão, na aceitação, na resiliência e principalmente na certeza de que tudo é possível se nos permitirmos sonhar.
Can’t wait to keep dreaming with you!

Assistente administrativa
Helena Costa

A vida ensinou-me que nada é estático e que de repente tudo pode mudar. E assim foi! Após um longo percurso profissional como assistente de direção em multinacionais, descobri que tinha chegado o momento de virar a página e de abraçar este novo desafio. Gosto de estar no back-office, de responder a e-mails e mensagens, de gerir agendas e processos. 

Hoje, é com muito orgulho que faço parte da equipa da Ana e a minha missão é ajudar quem chega até nós, esclarecendo todas as questões ou dúvidas quanto aos cursos English for Life. 

Adoro criar emoções, gerar empatia e conexões. Quero proporcionar-te a experiência de um atendimento agradável, guiá-lo e acompanhar-te neste  percurso de aprendizagem do inglês.

Então conta comigo! Estarei sempre deste lado para tudo o que precisares, à distância de um e-mail ou de uma mensagem.



Entrevistas nos Média