Uma palavra ou expressão inglesa por dia

Queres expandir o teu vocabulário inglês este ano sem gastar dinheiro? 365 palavras ou expressões novas. Nós por aqui vamos fazer o mesmo. Este mês já aprendi, por exemplo, como se diz frieiras em inglês. Nunca tive frieiras na vida. Este ano estou a ter porque estou a viver no campo. Pensei “não sei dizer isto em inglês”. Procurei, tomei nota, revisitei e agora nunca mais me vou esquecer. Chilblains.

Já tens o teu frasco para as guardar? Vamos então dar-te aqui várias sugestões práticas para registares e depois usares todos os dias durante 2021 novas palavras e expressões até sentires que já as sabes usar.

A falta de vocabulário é um dos problemas que as pessoas mais sentem em relação ao inglês.

  1. Primeiro que tudo porque é uma língua imensamente rica em termos de vocabulário.
  2. Segundo, porque a maioria das pessoas não tem oportunidades para falar inglês todos os dias.
  3. Terceiro, porque, cada vez que tentas falar num tema de conversa novo em inglês, é natural aperceberes-te que te faltam palavras e expressões. Simplesmente porque nunca as tiveste que usar antes.
  4. Quarto, porque mesmo que saibas uma palavra, não quer dizer que quando a tentas usar em conversa, te vais lembrar dela. Saber palavras e usá-las são duas coisas diferentes. Deixo-te aqui um vídeo que te pode ajudar com o processo de passar novas palavras ou expressão da memória a curto prazo para a memória a longo prazo. https://www.youtube.com/watch?v=RszKxbck-D0
  5. Basicamente é muito normal faltar-te vocabulário!

O que sugerimos então?

Olha à tua volta todos os dias:

  • Na rua
  • em livros
  • em site
  • em posts nas redes sociais
  • em podcasts
  • em canções
  • no Youtube
  • na Netflix
  • em documentos no trabalho
  • nos menus de restaurantes
  • na publicidades nas lojas

Em Portugal não faltam hipóteses para aprenderes inglês. Senão tiveres um papel à mão, faz uma foto todos os dias com o teu telefone e, em casa, guardas no teu frasco. Muito importante: idealmente toma nota/escreve a palavra ou expressão dentro de uma frase ou toma nota do contexto onde a encontraste. Contexto é tudo para que a nossa memória funcione.

O que fazer a seguir?

Para poderes começar a integrar o novo ingl^~es no teu discurso, ficam mais algumas sugestões:

a) De vez em quando vai ao frasco e tira uns quantos papéis.

b) Vai a https://sentence.wordhippo.com/ e procura bons exemplos de frases com a tua palavra ou expressão. Escreve essas frases num caderno.

c) Ao final de cada semana ou mês, tenta construir frases com algum do teu novo vocabulário.

d) Pega em alguns dos papéis e tentar criar a frase mais comprida e elaborada que conseguires com essas palavras.)

e) Num caderno só para vocabulário, cria várias páginas para mini-temas que o novo vocabulário que faça lembrar. A partir daí vai sempre enchendo essas páginas com novo vocabulário dos mesmos temas.

Se queres mesmo aprender, oportunidades e ferramentas não te faltarão por aqui. Diz-nos como corre. Envia-nos uma mensagem através de contacto@englishforlife.pt

Partilha com os teus amigos!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email